A vitória de Luxuria
Vera Gonçalves de Araújo
De Roma
O melhor resumo da situação foi publicado no jornal "Il Riformista": "Cada país tem a revolução que merece. Nos Estados Unidos um negro foi eleito na Casa Branca. Na Itália, um transexual comunista ganhou um reality show graças ao voto dos espectadores".
A comparação fala da sexta edição italiana do show "L'isola dei famosi" (a ilha dos famosos), uma mistura de "No limite", da "Quinta das celebridades", e do clássico "Big Brother": um grupo de pessoas, mais ou menos conhecidas ("famosos", na verdade, é meio forçado como adjetivo), tenta sobreviver numa ilha deserta - nesta edição, em Cayo Cochinos, Honduras - sem os confortos da vida moderna.
A ganhadora do programa foi Vladimir Luxuria, nome de arte de Vladimiro Guadagno, transexual e ex-deputada de Refundação Comunista, que apesar de não ter se submetido a nenhuma cirurgia para mudar de sexo, prefere que todos a considerem uma mulher.
Nas eleições de 2006, Luxuria se tornou a primeira deputada transexual italiana. Nascida na cidade de Foggia em 1965 e formada em línguas e literatura estrangeiras, foi protagonista da primeira edição do Gay Pride de Roma. Antes de se apresentar como sisuda e compenetrada deputada comunista, a atriz Vladimir Luxuria era uma das ícones gays mais conhecidas do país. Depois da eleição, mesmo os eleitores mais conservadores foram obrigados a reconhecer sua inteligência e competência, como deputado.
Nas últimas eleições, seu partido não conseguiu nenhum representante na câmara e no senado, mas Luxuria conseguiu uma revanche espetacular na TV, conquistando o prêmio final do show, que vale 200 mil euros. Já declarou que vai destinar metade à Unicef.
No momento em que foi premiada, Luxuria se declarou "em plena tempestade hormonal de felicidade", e comentou que os italianos são muito mais avançados do que seus políticos, aproveitando para chamar atenção para a luta contra a discriminação. "Contra os preconceitos" - disse - "só há um antídoto: o conhecimento".
"Liberazione", jornal oficial de Refundação Comunista, aplaudiu o resultado do programa como se fosse uma vitória do partido: "Luxuria mostrou a milhões de italianos que a realidade é diferente e que também essa realidade tem os mesmos direitos da pretensa maioria". A mulher do ex-líder comunista Fausto Bertinotti contou que se comoveu ao ver a vitória final de Luxuria, e que seu marido também está muito feliz.
A "Ilha dos famosos", apresentada pelo canal Rai2, durou 10 semanas, batendo todos os recordes de audiência. O capítulo final, na segunda-feira passada, reuniu diante da telinha mais de oito milhões de espectadores.
.
.
Boa Tarde Vera, somos colegas de profissão, com a diferença que agora moro no Brasil - São Paulo, morei na Itália por quase 3 anos, acompanhei a candidatura da Luxúria e sua atuação profissional.
ResponderExcluirParabéns pela reportagem!
Sueli Costa
Oi Rapunzel, Vera é a autora da reportagem, feita para um o Terra Magazine, aqui no blog, nós apenas reproduzimos. Eu esqueci de citar a fonte, que é:
ResponderExcluirhttp://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3358026-EI6789,00-A+vitoria+de+Luxuria.html
Vc pode entrar em contato direto com ela pelo e-mail: veragdearaujo@terra.com.br