sábado, 20 de dezembro de 2008

O fim da identidade de gênero


Masculino x feminino: a diferenciação de gênero não faz mais sentido

Por Ana Cláudia Simão
Publicado em 17/12/2008 às 15:51, no site Dykerama

Fotos




Crédito: Reprodução
Hoje, masculino e feminino se misturam



O homem e a mulher do século XXI podem ser cada um deles masculinos e femininos ao mesmo tempo? Este homem pode usar brincos, colares, rabo de cavalo e camiseta cor de rosa e ser macho? E esta mulher pode ser independente, autônoma, ter sucesso e ser feminina? A maioria das pessoas com quem conversei disse que sim.

Ao mesmo tempo vejo que há um grande antagonismo criado pelo sistema patriarcal. O homem e a mulher ainda são pressionados a exercer seus papéis antigos. Ainda hoje escutamos com uma certa freqüência: "O homem que é macho mesmo não usa rosa, é provedor, tem sucesso, não chora e é namorador. A mulher, por sua vez deve ser delicada, carinhosa, frágil, cheirosa, maternal e administradora do lar".

Podemos então entender que este homem e esta mulher criados pelo sistema patriarcal são pessoas estereotipadas. Não estão sendo elas próprias, estariam negando seus próprios sentimentos, aspectos de suas personalidades, seus desejos mais profundos para se submeterem às exigências sociais.

Acredito que chegaremos a um ponto em que a diferenciação de gênero não fará mais sentido. As pessoas não serão mais identificadas de acordo com seu sexo biológico; o feminino e o masculino não estarão mais vinculados ao sexo. Como já vem acontecendo, por exemplo, ter um pênis e ter identidade de gênero feminino sem qualquer estranheza.

As mudanças no comportamento do homem e da mulher do século XXI são evidências importantes que mostram o esfacelamento das certezas que definem raças e sexos. Atualmente, certos comportamentos e atitudes tidos como estritamente femininos estão sendo incorporados pelos homens, que hoje ocupam tanto ou mais tempo que as mulheres cuidando da aparência, investem em cosméticos e realizam tratamentos estéticos. Os ditos metrossexuais não se sentem mais envergonhados de realizar rituais diários de beleza e escolher cuidadosamente roupas e acessórios. O mesmo acontece com a mulher atual. Hoje, ela está no mercado competindo, buscando independência financeira e autonomia.

Aos poucos estamos seguindo rumo ao fim da idéia do sexo biológico ser o demarcador do feminino e masculino como divisor social. Uma nova noção de cidadania deve ser construída, eliminando-se preconceitos, discriminação e marginalização daquele que quer ser ele mesmo sem ter que exercer os estereótipos estipulados pela sociedade ocidental.

O masculino e o feminino se constroem e se destroem nas disputas de poder. Nada tivemos, por exemplo, durante décadas sobre as relações de gênero para gays, lésbicas, trangêneros, transexuais, bissexuais etc. As pessoas sofrem tentando construir suas identidades, sexual, e de gênero mediante exclusão.

Na verdade, a diferença entre os sexos é anatômica e fisiológica. De resto, é fruto de nossa cultura. Todo homem e toda mulher podem ser autônomos, independentes ou dependentes, fracos e fortes, dependendo de cada um. O respeito à diversidade e a exclusão de dogmas e mitos sociais nos levará à liberdade de sermos o que realmente queremos ser: nós mesmos. Independentemente de nosso sexo biológico.

* Texto originalmente publicado na edição de dezembro da revista L’Uomo.

Leia também:

:: Psicóloga Ana Cláudia Simão fala sobre a evolução da psicologia no entendimento das diversas sexualidades


Clique aqui, para conferir a matéria, no site Dykerama.

.

.

3 comentários:

  1. Artigos como este ajudam a construir um mundo melhor. Posição firme, mas serena, de quem não só estuda o assunto, mas tambem tem um contato profundo com a realidade. Confesso que nunca me preocupei em teorizar ou rotular o que eu faço, nem o que estou nem o que sou. Gosto da ética e da estética femininas e o mais que consegui me aproximar delas foi através do cross-dressing. Isso para mim não tem nenhuma conotação sexual (fetichista) nem auto-erótica. Alguns dirão ser apenas recreacional. Não importa.
    O que realmente importa é que contribuições como essa educa, informa e esclarece o que muita gente não sabe que não sabe.
    Muito bom!!! Continue...
    Marcia Polari, São Paulo
    marcia.polari@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola Louise,
    Adorei o seu blog, repleto de infortmação e variedades do nosso meio. É bom ver qualidade associada a estética e beleza. Bela diagramação. Vc está de parabens !!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, tá ótimo!!!
    As matérias são ótimas, bem selecionadas, de qualidade e super esclarecedoras! Boa sorte e que continue firme com esse projeto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir