domingo, 28 de dezembro de 2008

Filmes - Ed Wood


Filme de Tim Burton, de 1994, com Johnny Depp interpretando Ed Wood, Martin Landau no papel de Bela Lugosi e ainda conta com Patricia Arquette, Sarah Jessica Parker (do seriado Sex and The City) no papel de Dolores Fuller e Bill Murray como a transexual Bunny Breckinridge.

Trata da biografia de Edward D. Wood Jr., aquele que ficou conhecido pela fama de ser o pior diretor de todos os tempos. Fama injusta, em minha modesta opinião, pois Ed Wood tinha rompantes de genialidade, mas por outro lado um gênio difícil, fazia filmes de baixíssimo orçamento, com predisposição para associar-se a atores desconhecidos e/ou decadentes, como no caso de Bela Lugosi, que estava em final de carreira, depois de ter seus momentos de sucesso em filmes de terror, especialmente no papel de Drácula.

Pois bem, Ed Wood ao seu tempo era o que chamamos de crossdresser hoje em dia. O personagem aparece em trajes femininos durante algumas passagens do filme e em outras, mostra aliviar-se um bocado da ansiedade pelo simples fato de usar um casaco angorá feminino sobre suas roupas de homem.



A história também explica um pouco do que aconteceu na época das filmagens de "Glen or Glenda", filme em que o personagem título é claramente baseado na experiência pessoal de Ed Wood como crossdresser, e interpretado por ele mesmo, com o pseudônimo de Daniel Davis.

Dizem que Ed Wood captou (escassos) recursos para filmar a história da transexual Christine Jorgensen, de grande repercussão na época, e terminou filmando sua própria história de crossdresser, relegando a uma personagem transexual inspirada em Jorgensen uma aparição secundária no filme.


Confira aqui o trailer do filme no YouTube:



E o link para a ficha completa do filme no Internet Movie Database (IMDb), sendo que para acessar a ficha dos atores/diretores citados, basta clicar no nome deles:

http://www.imdb.com/title/tt0109707/

Para baixar o filme por torrent, com legendas em português, clique aqui.

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário