sexta-feira, 29 de abril de 2011

Transexuais no Paquistão: avanço ou retrocesso ?


Esta semana circulou uma reportagem feita pela BBC Brasil e reproduzida em outros sites nacionais, dizendo em seu título que

"Transexuais ganham direitos no Paquistão"

Os referidos direitos seriam o fato da Suprema Corte local (equivalente ao nosso Supremo Tribunal Federal) ter aceitado a utilização de um terceiro gênero nos documentos de identificação.

Outra medida é o uso de travestis e transexuais como auxiliares na cobrança de impostos.

Segue o video da BBC, para quem quiser conferir:




E aqui, a íntegra da matéria, com texto:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/04/110426_paquistao_transexual_mdb.shtml

Embora não conheça a cultura deles para dizer até onde isso pode representar algum tipo de avanço, eu vejo isso com muito mais receio do que esperança.

Em primeiro lugar, nós não somos terceiro sexo. Transexuais buscam a readequação ao sexo oposto. Travestis não buscam readequação genital, mas também querem ser reconhecidas pelo gênero oposto ao de nascimento.

Diante disso, oficializar um terceiro sexo em documentos é perpetuar a discriminação, negando de maneira definitiva o direito à readequação de sexo ou de gênero, conforme o caso.

O outro ponto, no final da notícia, diz que elas serão usadas na cobrança de impostos. Lendo assim, parece bonitinho, mas pelo que sei é algo um tanto cruel, ao menos de nosso ponto de vista ocidental.

Na verdade, elas são oficialmente contratadas pelo governo para irem até estabelecimentos comerciais que tem dívidas, fazerem escândalo e causar constrangimento aos devedores. Assim, para não ter um bando de "travecas doidas" (sic) fazendo escândalo em suas portas.

Segue texto que faz parte de matéria da revista Superinteressante, de setembro do ano passado.

"A prefeitura de Karachi, maior cidade do país, recrutou grupos de travestis que saem às ruas para coletar impostos atrasados. Os transexuais vão até lojas e residências, de porta em porta, batendo palmas e gritando - a proposta é chamar bastante a atenção e, aproveitando o machismo do país, constranger os devedores a pagar suas dívidas."

E aqui a matéria completa:
http://super.abril.com.br/cotidiano/travestis-combatem-sonegacao-impostos-598669.shtml

Imaginem se acontecesse algo parecido no Brasil, a quantidade de reclamações que surgiriam, tanto na sociedade como de nossa parte, militantes e ativistas nos movimentos sociais.

Um comentário:

  1. Muito legal o blog, vou seguir! Me lembro de você do Congresso de Direito Homoafetivo no Rio...Abraços

    ResponderExcluir