terça-feira, 5 de abril de 2011

Cultura Crossdresser comparece à entrevista com Tarso Genro


Tarso Genro concede entrevista a blogueiros no Palácio Piratini

Blog Cultura Crossdresser esteve presente. Os cabelos vermelhos desta que vos escreve, aparecendo na foto da imprensa oficial são a prova irrefutável de nosso comparecimento.

Segue texto da matéria postada no site oficial do Governo do Estado do RS. Amanhã postaremos nosso comentários sobre a entrevista.

Foto destaque
Representantes de 11 dos 35 blogs inscritos foram sorteados e se revezaram nas perguntas

Por solicitação do governador Tarso Genro, foi organizada, na manhã desta terça-feira (05), pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), a primeira entrevista coletiva exclusiva para blogueiros no Palácio Piratini. Reunidos no salão Alberto Pasqualini, representantes de 11 dos 35 blogs inscritos foram sorteados e se revezaram em perguntas envolvendo questão fundiária, déficit zero, conselho de comunicação, mulheres no Governo, juventude, obras da Copa 2014, entre outras.

Sobre o déficit zero anunciado pela ex-governadora Yeda Crusius - pergunta do jornalista Marco Weissheimer, do blog RS Urgente -, Tarso Genro foi taxativo: "Não houve déficit zero nem em termos nominais, nem em termos estruturais. O governo anterior deixou de fazer alguns gastos e cortou investimentos. A situação fiscal do Rio Grande do Sul hoje é mais ou menos a mesma do governo Rigotto." E acrescentou: "Não adianta nada anunciar medidas espetaculares que só rendem manchetes espetaculares".

O jornalista responsável pelo blog Cloaca News, conhecido como Senhor Cloaca, salientou cobranças que "alguns conglomerados de comunicação" estariam fazendo sobre promessas feitas pelo governador durante a campanha eleitoral, aproveitando a oportunidade para fazer a sua. "Numa escala de zero a dez, que grau de emergência o senhor vai atribuir à instituição do Conselho Estadual de Comunicação?" Tarso informou que o assunto está sendo debatido em uma das câmaras temáticas do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o Conselhão, e garantiu que até o final de 2011 o Executivo terá uma proposta formal para a criação do Conselho de Comunicação.

Sobre a questão fundiária, Tarso disse que, com ajuda do Governo Federal, pretende acabar com os conflitos pela terra no Estado. "Já estamos conversando com o MST sobre isso", disse, lembrando a lentidão nos processos: "A constituição brasileira é hostil à reforma agrária". Segundo o governador, a área ocupada recentemente pelo MST em São Borja, por exemplo, está desapropriada desde o governo Olívio Dutra. "O domínio da terra desapropriada permanece com o proprietário até o fim de todos os processos na Justiça", explicou.

Katia Marko Andreuchetti, do blog A Copa passa por aqui, questionou o governador sobre os impactos social e ambiental das obras que serão realizadas em Porto Alegre para receber a Copa 2014. O Chefe do Executivo informou que pretende criar um Grupo de Trabalho para debater os impactos das obras e colocou o gabinete à disposição dos Comitês Populares da Copa. O objetivo do GT, segundo Tarso, é interferir no processo para que as obras resultem em saldo positivo para a Capital, "com respeito aos direitos da população".

Sobre a relação com as redes sociais, Tarso Genro disse que "são o oxigênio do processo democrático" e que pretende dar continuidade a entrevistas como a de hoje, como forma de expandir as discussões sobre as questões mais importantes para a sociedade. "O debate, característico dos processos políticos, é travado, via de regra, pelos grandes meios de comunicação, de forma unilateral, com a visão que esses meios têm da política, que esses meios têm do que é mais importante para a sociedade."

Texto: Carla Kunze
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305

Fonte: Site oficial do Governo do Estado do RS

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário