domingo, 18 de janeiro de 2009

Transexuais terão psicólogo grátis em Ribeirão Preto


Jornal A Cidade, de Ribeirão Preto
Sexta-Feira, 16 de Janeiro 2009 - 22h20

Transexuais vão ter psicólogo grátis

WEBER SIANKAREN “Preciso desse acompanhamento para continuar vivendo”


Os transexuais de Ribeirão Preto vão ter acompanhamento psicológico gratuito, disponibilizado pelo município. A medida foi acertada na manhã de ontem, em reunião entre Secretária de Saúde, representantes da ONG Arco-Íris e transexuais.

De acordo com Fábio de Jesus, presidente da ONG, a decisão foi uma grande conquista. “Desde o ano passado, estávamos tentando esse acompanhamento, mas não fomos atendidos. Agora vejo um grande avanço para os transexuais e toda a sociedade”.

A cabelereira Karen Sanches de Faria, representante dos transexuais, conta que deixou a terapia durante nove meses no ano passado, pois não tinha dinheiro para pagar as sessões. “Estava bancando sozinha R$ 250 por mês. Preciso desse acompanhamento para continuar trabalhando e vivendo”.

A secretária da Saúde Carla Palhares Queiroz afirmou que o atendimento será realizado por uma psicóloga do Caps 3, que está sem agenda de pacientes no momento. “Além disso, vou para São José do Rio Preto para saber como é feito o acompanhamento médico dos transexuais, principalmente na questão da terapia hormonal. Ainda não temos em Ribeirão médicos preparados para fazer esse trabalho”.

Troca de sexo
O acompanhamento psicológico por dois anos é uma determinação do Ministério da Saúde para que a cirurgia de troca de sexo seja liberada. Somente depois de um laudo, que confirme a transexualidade, pode-se fazer a operação.

A transexualidade é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde. Ela é classificada como um transtorno de identidade de gênero, podendo gerar até a auto-mutilação do órgão genital.

Segue o link para a matéria original, no jornal A Cidade:
http://www.jornalacidade.com.br/noticias/76521/transexuais-vao-ter-psicologo-gratis.html
.
.

3 comentários:

  1. pequenas conquistas nossas de cada dia. pena que sao pequenas, mas que bom que acontecem ne. beijos

    ResponderExcluir
  2. Anninha querida, é isso mesmo. Muito obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. [b][red]sou monica e siu les mais minha mae acha q presiso passar por um pisicologo pois acha q nao tou normal

    ResponderExcluir