quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

29 de janeiro - Dia Nacional da Visibilidade de Travestis, Transexuais e Transgêneros


Nota Oficial da ANTRA pelo Dia 29 de janeiro

“Dia nacional da visibilidade de Travestis”.

Of. 003/09

Salvador 26 de janeiro de 2009

Buscando respeito e reivindicando direitos iguais é que travestis e transexuais sairão às ruas nesse dia 29 de janeiro de 2009 para mostrar também que é possível viver numa sociedade justa e igualitária e num mundo mais respeitoso e digno.

Será também um dia para dizer “Basta de Transfobia”! Queremos Inclusão Social, Queremos direito a educação, Queremos vagas no mercado de trabalho, Queremos o reconhecimento da Profissão de Profissionais do Sexo, Queremos... Podemos, Queremos... Podemos, Queremos...

A ANTRA Articulação Nacional de Travestis e Transexuais vêm comemorando através das suas afiliadas o dia 29 de janeiro como o dia da visibilidade de travestis. Essa data nasceu em janeiro de 2004 por conta do lançamento da Campanha Nacional: “Travesti e Respeito já está na hora dos dois serem vistos juntos: em casa, na boate, na escola, no trabalho, na vida”.

Nesse dia 27 Trans adentraram o congresso nacional em Brasília para lançar nacionalmente essa campanha, a partir daí as 52 organizações afiliadas da ANTRA foram orientadas a sair as ruas nesse dia em todo o Brasil para mostrar as suas caras e consequentemente reivindicar, comemorar e cobrar.


Vale destacar que a iniciativa dessa campanha veio do movimento nacional de Trans e abraçada pelo Programa Nacional de DST/Aids o nosso parceiro de todas as horas e lutas, e, um dos nossos maiores incentivadores. Essa iniciativa foi executada pela primeira vez pelo Grupo Identidade de Campinas.

As instituições ainda estão se incorporando nessas atividades, mas já contamos com uma grande mobilização nacional, esse ano terá ações em todos os estados, além de contar com outros parceiros governamentais e não governamentais.

O ano passado para comemorar essa data a ANTRA foi recebida em audiência na cidade de Brasília pelo ministro da saúde José Gomes Temporão onde foi entregue um documento com várias reivindicações desse movimento.

Para esse ano a ANTRA em parceria com a ABGLT está iniciando uma campanha nacional para solicitar as secretarias de educação à criação de portarias que aceitem as travestis e transexuais adotarem os nomes sociais no âmbito e convívio escolar, iniciativa já adotada pioneiramente pelo estado do Pará.

Os estados de Minas Gerais, Paraná e Piauí estão em fase de ajustes para a criação dessa portaria e alguns outros municípios também estão trabalhando já para essa iniciativa.

Além dessa campanha que ilustrará o dia Nacional da Visibilidade de Travestis, serão organizadas pelas associações diversas atividades como: pit stop, manifestações em parques, exposições, mostra de vídeos, paralisações em esquinas e ruas com mostra e distribuição de materiais informativos e educativos, audiências com gestores públicos, mostra de vídeos, rodas de conversas, seminários e etc.

Portanto estamos solicitando aos nossos parceiros apoios na execução das nossas atividades e que tenhamos o dia 29 de janeiro de 2009 como um dia de conscientização, trocas, parcerias, mobilização, reivindicação, sucesso e comemoração.

Solicitamos às pessoas e demais organizações que se incorpore nessa luta que é de visibilidade para travestis, mas que o compromisso é de todas as pessoas.

Atenciosamente,

Diretoria da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais ANTRA
.
.

Um comentário:

  1. um super feliz nosso dia pra gente. que seja produtivo do ponto de vista poítico.
    beijos

    ResponderExcluir