terça-feira, 19 de outubro de 2010

Close - Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual


Festival promoverá um encontro entre cineastas, estudantes e pesquisadores em Porto Alegre

Mostra sobre diversidade sexual é apresentada no CineBancários<br /><b>Crédito: </b> Bruna Cabrera
Mostra sobre diversidade sexual é apresentada no CineBancários
Crédito: Bruna Cabrera
A diversidade sexual é tema de "Close: Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual", mostra a ser realizada de quinta a domingo, no CineBancários (General Câmara, 424). Com a proposta de valorizar produções cinematográficas e incitar debates em relação a seu tema central - a diversidade de expressões da sexualidade -, o festival irá promover um encontro entre cineastas, estudantes, pesquisadores, cinéfilos, militantes, comunidade LGBT e público em geral interessado na temática, através da linguagem do cinema.

Para o cinema, o termo close designa um plano íntimo e fechado do rosto expondo a face do personagem: uma possibilidade técnica e subjetiva de aproximação e revelação. Na gíria LGBT, o "bate-bate", "dar close" significa mostrar-se, exibir-se, chamar a atenção para si.

A programação gratuita contará com três mostras: a Competitiva (o melhor dos filmes curtas-metragens selecionados, que disputarão premiações em dez categorias), a Paralela (não competitiva, com filmes selecionados pela curadoria), e a Informativa (uma seleção de filmes expressivos em curta, média ou longa-metragem de conteúdo artístico, histórico ou social, relacionados à temática da Diversidade Sexual).

Na quinta-feira, na sessão das 17h, dentro da mostra Informativa, serão exibidos "Amanda e Monick", de André da Costa Pinto; e "Ivo e Suas Meninas", de Beca Furtado. Logo após a sessão terá debate com os diretores André da Costa Pinto e Betânia Furtado e o ator Everton Barreto. Com mediação de Márcio Reolon. Às 19h, o público poderá conferir "Como Esquecer", de Malu de Martino, com o atriz Ana Paula Arósio, também seguido de conversa com a produtora Elisa Tomelli.

Na sexta, às 17h, terá "Rocky e Hudson", de Otto Guerra, com direito a encontro com o diretor no final. Na sessão das 19h, será projetado "Felizes para Sempre", de Ricky Castro, também seguido de bate-papo com os realizadores. No sábado, o documentário "Positivas", de Susanna Lira, com exibição às 10h, segue com conversa com a diretora. Ainda neste dia, às 17h, poderá ser conferido "Do Começo ao Fim", de Aluizio Abranches, que estará presente para um encontro. No domingo, a última sessão, às 19h, será com "El Cuarto de Leo", de Enrique Buchichio, do Uruguai. O debate será com o ator Martín Rodriguez. A programação pode ser acompanhada no roteiro de cinema.

Fonte: Correio do Povo

==================================================
Serviço:
Close - Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual
Porto Alegre - RS - Brasil

Página oficial do Close:
http://www.somos.org.br/close/
Programação completa (21 a 24 de outubro):
http://somos.org.br/close/?page_id=249

Organização:
SOMOS, Comunicação, Saúde e Sexualidade

=================================================

Um comentário:

  1. Olá gostaria de recomendar dois filmes o filme

    Priscila, a rainha do deserto
    http://megafilmeshd.net/priscilla-a-rainha-do-deserto/

    Transamerica.

    Bj, espero que goste.

    ResponderExcluir