segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Festa, música e brilho na 13ª Parada Livre de Porto Alegre


25/10/2009 19:06 - Atualizado em 25/10/2009 21:15

Cerca de 30 mil pessoas estiveram no Parque da Redenção neste domingo

Festa, música e brilho na 13ª Parada Livre - Crédito: Carla Ruas
Festa, música e brilho na 13ª Parada Livre
Crédito: Carla Ruas

Festa, música, cores e brilho. Esse foi o tom que a 13ª Parada Livre imprimiu no Parque da Redenção neste domingo. Um palco montado em frente ao Espelho D´água foi cenário de atrações, como o show da lendária drag queen Dandara Rangel. Com bandeiras de arco-íris, trios elétricos e performances de DJs, o evento marcou a defesa dos direitos humanos para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT).

Aproximadamente 30 mil pessoas integraram a parada, segundo estimativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Organizado por grupos de LGBT rio-grandenses, como a Associação de Travestis e Transexuais do RS (Igualdade), o grupo Nuances e o Somos Comunicação, o evento conta com apoio do Ministério da Cultura, da Saúde, da prefeitura de Porto Alegre, do governo do Estado e da Rede Nacional de Pessoas que Vivem com Aids (RNP).

A coordenadora-geral da Associação de Travestis e Transexuais do RS (Igualdade), Marcelly Malta, afirma demandas desses grupos continuam atuais. "Há muita violência contra nós e poucas políticas públicas, o que nos deixa muito vulneráveis. Por isso escolhemos o tema 'Direitos sim, violência não' neste ano", explica.

Para a drag queen Marcela Perón, a parada é um momento de liberdade de expressão. "Aqui podemos celebrar, nos divertir e combater o preconceito com alegria. Tem gente de todas as idades e orientações sexuais convivendo pacificamente. Essa é a ideia", descreve. Segundo Eduardo Hilário, proprietário de um clube gay de Porto Alegre, o evento é importante para unir tribos. "Somos homossexuais e não há nada errado nisso. É uma realidade, não precisamos esconder", declarou.


Fonte: Helena Furtado / Correio do Povo

Clique no link para ler a notícia original no site do Correio do Povo.

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário