segunda-feira, 15 de novembro de 2010

XVII Encontro Nacional de Travestis e Transexuais, de 16 a 19 de novembro, em Aracaju-SE


Encontro nacional discute direito a cidadania para travestis e transexuais

Data: 12/11/2010

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Coordenação Geral de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, participa na terça-feira (16), do 17º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais (Entlaids), em Aracaju (SE). “A conquista da Cdadania pelo fim da Transfobia” é o tema do encontro neste ano, que vai até sexta-feira (19). A transfobia é a aversão, medo ou ódio de transexuais.

O objetivo é reunir travestis, transexuais, ativistas e técnicos de todos o país envolvidos com trabalhos e experiências na área da Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania, promovendo a troca de experiências e estabelecendo estratégias para a redução da transfobia junto a essa população.

Segundo o coordenador-geral de Promoção dos Direitos LGBT, Igo Martini, que participa da abertura do encontro, afirma importância do encontro para garantir os direitos de travestis de transexuais. “Um grande avanço neste ano foi o uso do nome social no serviço público federal”, ressalta Martini.

O evento propõe, ainda o debate da questão da cidadania, impulsionando a defesa dos direitos humanos, da auto-estima e do fortalecimento da organização social e política das cidadãs travestis, transexuais.

Para Martini, ainda há muitos desafios na conquista da cidadania de travestis e transexuais. “É preciso ampliar o serviço de saúde, a utilização do nome social nos estados, a inclusão no mercado de trabalho e principalmente na segurança pública”, afirma.

“A população de travestis e transexuais, hoje, ainda é bastante vulnerável. É importante que haja uma ação conjunta do governo federal e estadual no fortalecimento do movimento”, conclui.

A aprovação de leis para garantia dos direitos de travestis e transexuais; as estratégias para a inclusão social nas relações de trabalho; a educação inclusiva no ambiente escolar; o Sistema Único de Saúde; e as experiências de sucesso na busca da cidadania de travestis e transexuais são alguns dos temas abordados durante o evento.

17º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais
Data: 16 a 19 de novembro de 2010
Horário: 19h (abertura)
Local: Real Classic Hotel, Orla de Atalaia, s/n, Aracaju (SE)

Fonte:
Secretaria Especial de Direitos Humanos (Presidência da República)
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário