sábado, 27 de novembro de 2010

Militante transexual Cláudia Wonder morre em São Paulo aos 55 anos


 26/11/2010 - 13h10


A artista, escritora e ativista pelos direitos LGBT (sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros) Cláudia Wonder morreu nessa madrugada, em São Paulo, com infecção generalizada. Ela estava internada no Ambulatório de Saúde Integral de Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids.

Leia mais a seguir, e veja também as falas de Claudia no evento Diversidade em Destaque, promovido em setembro pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) com curadoria da editora executiva da Agência de Notícias da Aids, Roseli Tardelli.

Cláudia era paulistana e começou a carreira artística fazendo shows em boates e logo estreou no teatro e no cinema. Ainda adolescente, contracenou com grandes nomes nacionais e ganhou popularidade entre os gays. Ela coordenou o Grupo de Estudos de Identidade de Gênero Flor do Asfalto e atuou em diversas outras ações junto ao movimento social.

Em setembro, participou do evento Diversidade em Destaque, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) com curadoria da editora executiva da Agência de Notícias da Aids, Roseli Tardelli. Na ocasião, integrou a mesa de debate sobre o papel dos educadores no combate ao preconceito ao público LGBT.

Ativismo com irreverência

Amigos e companheiros de causa destacaram a irreverência como uma das grandes marcas de Cláudia.

"Ela foi uma das principais figuras do mundo trans. Uma artista ousada, que lutava pela liberdade de forma original", disse Barry Wolfe, fundador do projeto SOS Dignidade, que atua pelos direitos de travestis e transexuais.

"A Cláudia era uma artista-militante e teve papel fundamental em São Paulo. Foi interlocutora em todas as discussões de políticas públicas para o segmento", declarou a coordenadora do Centro de Referência da Diversidade, Irina Bacci.

Para o Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado, Dimitri Sales, Claudia deixa “uma grande lacuna no trabalho cotidiano de combate às intolerâncias decorrentes da discriminação homofóbica e enche de tristeza os que admiravam o seu trabalho e sua luta.”

O velório será nesta sexta-feira no Espaço da Cidadania da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, localizado no Páteo do Colégio, 184 – Térreo, a partir das 18 horas.

Falas de Cláudia Wonder no Diversidade em Destaque

“Se engana quem pensa que gay já está se sentindo inserido na sociedade brasileira por causa da quantidade de novelas que falam do assunto. A imagem mostrada na novela é um retrato de acordo como a sociedade quer, ou seja, bem parecido com um heterossexual, geralmente branco, classe média. Além disso, vai para a periferia, para um bairro mais afastado, para ver se o gay é tratado da mesma forma? Claro que não!”

“O movimento tem progredido, mas as pessoas não podem confundir as coisas, porque ainda falta muita coisa a ser feita. O movimento gay quer casamento, quer adoção, mas enquanto o homossexual for chamado de viado sem motivo, enquanto a condição de homossexual for motivo de ofensa, nós ainda temos muito a ser feito.”

“Eu tive uma experiência que foi engraçada. Eu cheguei ao Banco e perguntei ao segurança, com essa minha voz, onde deveria pegar a senha. Um garotinho que estava na fila me acompanhou com os olhos e perguntou à mãe, em alto e bom tom: ´Mãe, é uma mulher-homem?´ A mãe ficou apavorada, sem saber o que fazer. Aquele clima, ninguém rindo, mas morrendo de vontade. Eu ri e respondi ´Mulher-homem´. Enquanto estive no banco, foi o tempo todo ele querendo me questionar e a mãe falando no ouvido dele. Se ela tivesse tido uma educação sobre diversidade sexual talvez fosse mais fácil, porque, como você disse, existe mulher-homem. Tem de tudo no mundo, graças a Deus!

Redação da Agência de Notícias da Aids
Notícia postada originalmente em:
http://www.agenciaaids.com.br/site/noticia.asp?id=16125
.
.

2 comentários:

  1. Olá, Luísa querida!

    É com bastante pesar que leio esta noticia aqui. Estive fora da blogosfera por um tempo e ao fazer o login no meu blogue foi a primeira notícia que vi, e vim (claro) correndo ler. Sempre admirei muito a Claudia Wonder, que usava a cultura e a inteligência para se infiltrar nos setores diretores da sociedade e combater o preconceito. É definitivamente uma perda irreparável. A ela, agora, só temos uma coisa a dizer: até um dia, Claudia, se Deus quiser!

    Beijos e obrigada por nos deixar sempre tão bem atualizadas com seu blogue informativo e educador, maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri,

    Sim, estamos todas tristes com a perda da Claudia. Também espero voltar a encontrá-la algum dia, em algum ponto do firmamento.

    No mais, obrigada pelos elogios, é por causa de pessoas iguais a vc que em esforço por manter este espaço atualizado.

    Bjus, Luísa.

    ResponderExcluir