quarta-feira, 15 de junho de 2011

Travestis e transexuais da Região Sul reúnem-se em Porto Alegre


Porto Alegre vai sediar o 8º Encontro Regional Sul para Travestis e Transexuais que Atuam na Prevenção das DST/Aids  entre os dias 16 a 19 de junho, no Hotel Umbu (av. Farrapos, 45) sob a coordenação da Igualdade RS - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul.

Por quatro dias a capital gaúcha irá receber cerca de 70 pessoas, dos três Estados da Região Sul para discutir novas estratégias para avançar na defesa da cidadania das travestis e transexuais, a partir de ações que visem o combate a violência e discriminação homofobica nos Estados do RS, SC e PR, bem como a prevenção das DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais.

O tema do Encontro é Saúde e Educação, um passo para a cidadania, Direito e Dever de Todos.
  

Na abertura, no dia 16 de junho, às 19h está prevista uma mesa com autoridades do Estado, do Município e de representantes do Ministério da Saúde, assim como as travestis Jovanna Baby, Presidente da ANTRA - Articulação Nacional de Travestis e Transexuais; Marina Reidel, professora da Rede Estadual de Ensino do RS e Coordenadora Sul da ANTRA e Marcelly Malta, Presidente da Igualdade RS e Coordenadora Geral do Encontro.

Marcelly Malta afirmou "queremos resgatar tudo o que já foi proposto até agora, em termos de políticas públicas, fazer um balanço, e desenhar propostas para que possamos implementar e avançar nos Direitos Humanos de todas nós, travestis e transexuais".

Seguirão mesas de discussão sobre Saúde Pública, Educação, Sistema Prisional, O Nome Social como Identidade, Inclusão Social e Mercado de Trabalho.
  
Na ocasião, alunos de psicologia do IPA também irão realizar uma pesquisa sócio-econômica para conhecer melhor esta população, suas necessidades e conhecimentos acerca de Direitos, cidadania e saúde.

Ao final, será elaborado um documento, com diretrizes para ser encaminhado para o ENTLAIDS - Encontro Nacional de Travestis e Transexuais que lutam Contra Aids, que será realizado em outubro, em Recife e que definirá as políticas para o setor em âmbito nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário