quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dragstars, documentário sobre drag-queens de Natal-RN


As drags são queens. Pelas lentes do DRAGSTARS elas revelam gestos, cores e brilhos de um fenômeno que conquista cada vez mais representação em nossa sociedade. Arte, profissão, identidade e protesto, todas são faces de uma “revolução do blush” em um corpo construído, rico em signos. Shakira, Danuza, Jarita, Nicholle e Anthonella: as drags revelam os segredos desse universo repleto de identidades.
 
 
 
Dragstars nasceu de uma interrogação: "você sabe o que é drag queen?". A maioria das pessoas ficam confusas ao responder essa pergunta, já que presenciamos na contemporaneidade diversos fenômenos dentro do universo LGBT. Transexuais, travestis, transformistas, drag queens, crossdressers, são tantas nomenclaturas que a gente acaba confundindo sem querer os significados.

A idéia do roteiro surgiu então para esclarecer essas dúvidas sobre os personagens. Drag queens são homens que se vestem com indumentária e comportamento femininos apenas para fins performáticos, através de uma "montaria" efêmera do corpo. Os outros fenômenos, como travestis e transexuais, não fazem representação de gênero e constituem outra classe de estudo.

Para falar das drag queens de Natal o roteiro foi criado para explorar o lado mais lúdico e interativo das drags. Através dos seus depoimentos o vídeo buscou mostrar a essência de cada personagem de modo a transparecer os segredos que formam o universo de códigos que forma a cultura drag. A todo momento o que ficava claro era a tentativa de fugir de qualquer discurso formal.
 
Para saber mais sobre o documentário, elenco, equipe técnica, acesse o blog:

Para assistir diretamente ao video, clique em:
.
.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário