domingo, 18 de novembro de 2012

As filhas de Madame Charpentier


Na coluna de Juremir Machado da Silva, publicada no jornal Correio do Povo de hoje, 18 de novembro de 2012, na página 2 da edição impressa, com o título de "Moda e modernidade", encontrei o seguinte comentário:

"Diante de Madame Charpentier e seus filhos, pintura de Renoir, aprende-se algo realmente extraordinário. Aparecem duas crianças louras, cabelos compridos, ambas com vestidinhos azuis. Duas lindas bonecas de porcelana. Pois uma delas é um menino. Exatamente: um garçon. Até os 8 anos de idade, naqueles luminosos dias franceses, os meninos usavam vestidos de meninas."

A pintura é esta:


No mesmo site de onde buscamos a imagem, o texto (em inglês) explica quem era a Madame Marguerite Charpentier e diz que as crianças são seu filho Paul, de 3 anos, afilhado do renomado escritor Emile Zola e a menina Charlotte, de 6 anos.

Para quem ainda não descobriu qual das duas é a menina, consta que Charlotte é a que está sentada junto do cão TerraNova e o menino Paul está mais próximo da mãe.

A imagem e o texto originais podem ser vistos aqui:
http://www.abcgallery.com/R/renoir/renoir107.html

A edição impressa do jornal Correio do Povo pode ser lida no endereço a seguir, mediante cadastro gratuito:
http://digital.correiodopovo.com.br

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Saiu a Programação do 2º BlogProgRS, nos dias 03 e 04/08, em Porto Alegre

O 2º Encontro de Blogueir@s do RS, #2BlogProgRS, será realizado em Porto Alegre, nos dias 03 e 04 de agosto. 


O local do encontro será na Nós Coworking, uma empresa de espaço de trabalho compartilhado, coworking, com infraestrutura para realização de eventos e localizada no Shopping Total.


Confiram a programação:


3 de agosto, sexta-feira, 19:30
Mesa 1: Nada além da Constituição
Debatedores:
Maria do Rosário, Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
Marcelo Danéris, Secretário Estadual do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
Altamiro Borges, Presidente do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé
Rosane Bertotti, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

4 de agosto, sábado, 10h

Mesa 2: Redes sociais como plataforma de ativismo político

Debatedores:
Enrico Canali, cicloativista, um dos organizadores do 1° Fórum Mundial da Bicicleta
Igor Felippe, editor da página do MST
Leandro Fortes, jornalista e autor do blog Brasília, eu vi
Ney Hugo, do Fora do Eixo
Rute Vera Maria Favero, autora do blog ONG da Rute

4 de agosto, sábado, 14h

Mesa 3: Alternativas de organização da blogosfera

Debatedores:
André de Oliveira, jornalista do Coletivo Catarse
Fernanda Quevedo, do Fora do Eixo
Marco Weissheimer, editor do blog RS Urgente
Renato Rovai, presidente da Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores de Comunicação (Altercom)

Mais informações no site oficial do encontro: http://blogprogrs.com.br/

domingo, 15 de julho de 2012

Primeira foto publicada na Internet completa 20 anos, e dizem que o autor era crossdresser

De acordo com informações postadas no site Motherboard e comentadas no blog brasileiro MundoBit, a primeira foto publicada na Internet está completando 20 anos. A foto é de uma banda formada pelas namoradas de cientistas do laboratório onde trabalhavam, chamada de "Les Horribles Cernettes", que fazia uma paródia com as "band girls". Confiram a foto, como foi publicada:



A curiosidade que mais nos interessa, no entanto, são as afirmações de que Tim Berners-Lee, reconhecido como criador da World Wide Web e responsável pela publicação da foto, estava intessado em crossdressing (ao menos na  época) e, segundo uma integrante das Cernettes: 

“He was the dame dressed as a woman.”

Uma pena que não tenhamos imagens dele quando se montava...

Aqui tem outra versão da mesma foto, antes de ser editada:



Ainda, há uma divergência quanto ao dia correto, pois enquanto o Motherboard informa que:

"Next Wednesday, July 18th, the photograph at the center of that image — a homemade promotional shot for Les Horribles Cernettes, a comedy band based at the CERN laboratory near Geneva — will turn 20 years old."


No MundoBit consta que a  foto acaba de completar 20 anos nesta quarta (11).


Seguem os links de referência para esta postagem:


http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2012/07/11/primeira-imagem-publicada-na-internet-completa-20-anos/

http://motherboard.vice.com/2012/7/10/crossdressing-compression-and-colliders-the-first-photo-on-the-web

domingo, 8 de abril de 2012

Presídio Central de Porto Alegre tem celas para travestis


A seguir, reproduzimos notícia divulgada pela SUSEPE e complementada com fotos de postagem no blog da Igualdade-RS, pelo qual também somos responsáveis:


http://www.aigualdaders.org/2012/04/presidio-central-de-porto-alegre-tem.html



  As travestis e seus companheiros no novo local, chamado de 3º H.


A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a ONG Igualdade-RS, viabilizaram para travestis privadas de liberdade, homossexuais e companheiros, o cumprimento de pena em celas separadas dos demais presos no Presídio Central de Porto Alegre (PCPA). A intenção é retirá-las da situação de risco e violência, além de tentar coibir a violação dos Direitos Humanos.

Para a diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Ivarlete Guimarães de França, a garantia de direitos humanos no cárcere, a diversidade sexual e os direitos homoafetivos se inserem na Política de Atenção Integral como parte importante nas linhas de cuidados singularizados da pena.

"A Susepe vem implementando, dentro das Diretrizes Nacionais e Internacionais de Direitos Humanos, uma política de tratamento penal que contempla as necessidades dos diferentes grupos da população privada de liberdade", enfatiza.

ONG Igualdade-RS

Conforme a presidente da ONG, Marcelly Malta, o convívio com outros presos era marcado por humilhações, injúrias e pela ameaça constante de sofrer discriminação ou violência. "Levamos seis meses para executar o projeto de separação das celas, mas atualmente, nos espaços diferenciados, elas sentem-se mais felizes, e com autoestima elevada", afirma. Para Marcelly é necessário, ainda, implementar projetos de trabalhos prisionais. "Elas querem muito confeccionar artesanatos para comercializar e enviar renda às suas famílias", informa.

De acordo com os funcionários do PCPA, houve visível melhoria no ambiente de convívio. Elas estão menos agressivas e mantém as celas totalmente limpas, além de não mais sofrerem discriminações por parte de outros apenados. No Brasil, medida semelhante só existe em Minas Gerais.

Marcelly Malta, em oficina realizada na nova ala
 
Reinvidicações

Conforme Analanda, 25, e Tininha, 50, travestis que estão em situação de prisão, e que colaboraram com o projeto, são necessários mais avanços no que diz respeito ao ambiente prisional. "Queremos ser vistas como ser humano, e não como ser esquisito, porque também temos sentimentos, famílias, direitos e amor próprio", enfatiza Analanda.

Além disso, as travestis estão formulando um projeto para que seja liberada a entrada de lingeries, cremes e roupas femininas. Segundo as travestis, elas eram estigmatizadas pelos outros presos em razão de suas orientações sexuais. "Era impossível viver nessas situações de preconceito", afirma Tininha.

Texto:  
Neiva Motta, publicado originalmente no site da SUSEPE.

Fotos: 
Arquivo da Igualdade-RS, disponivel em sua página no Facebook 

quinta-feira, 22 de março de 2012

Polícia Federal prende autores de site criminoso


Segundo informações divulgadas pela agência de notícias da Polícia Federal e divulgadas em vários sites, a Polícia Federal deflagrou hoje, 22 de março, em Curitiba a “OPERAÇÃO INTOLERÂNCIA” que  identificou os responsáveis pelas postagens criminosas encontradas no site silviokoerich.org e foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva contra os autores do site Silvio Koerich.
De acordo com o site Paraná-Online, os presos foram Emerson Eduardo Rodrigues e Marcelo Valle Silveira Mello, moradores de Curitiba e Brasília. Além dos mandados de prisão preventiva, a Justiça Federal autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas residências e locais de trabalho dos criminosos.
Da nossa parte, cabe elogiar a medida e dizer que Marcelo Valle é um antigo conhecido, que incita a violência contra pessoas LGBT, negros, mulheres e várias outras minorias e de longa, data, primeiro no Orkut, depois em blogs e no Twitter foi autor de inúmeras ofensas pessoais contra esta que vos escreve, inclusive ameaças de morte.
Nas imagens a seguir, copiamos postagens do Twitter feitas em 12 e 13 de dezembro de 2010, com ameaças explícitas de morte e confiança na impunidade, com ironia e deboches quanto a atuação do Ministério Público e da Polícia Federal.


Na segunda imagem, no canto direito, ao alto, também pode ser ver a minha resposta à Thalita Pires, jornalista da Revista Fórum, que noticiou o caso na reportagem "Homofobia em Preto e Branco", veiculada na edição 94, de janeiro de 2011.
Para concluir, seguem os link das matérias aqui mencionadas: 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dia Nacional da Visibilidade das Travestis no FST 2012


Neste ano de 2012, as atividades oficiais do Dia Nacional da Visibilidade das Travestis serão realizadas em Porto Alegre, na programação do Fórum Social Temático e Fórum Social Mundial da Saúde.

Será a principal atividade promovida pela ANTRA - Articulação Nacional de Travestis e Transexuais, com apoio da ABGLT e parceria/financiamento dos Ministérios da Saúde e dos Direitos Humanos (SDH/PR). 

A entidade responsável pela organização é a Igualdade RS - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul, com apoio dos grupos SOMOS e Nuances.


24.01 (terça-feira)
Movimento LGBT na Marcha de Abertura do Fórum Social Temático
Concentração a partir das 15h, no Largo Glênio Peres


26.01 (quinta-feira)
Mesa de Diálogos - Dia da Visibilidade das Travestis: Saúde, Educação e Segurança Pública
Convidados: Maria do Rosário (SEDH), Fabiano Pereira (SJCDH), Alexandre Padilha (MS), Keila Simpson (ABGLT), Fernanda Benvenutty (ANTRA), Ivarlete Guimarães de França (SUSEPE/RS), Vereador Carlos Comassetto (Comissão de DH da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mário de Azambuja (SMDHSU/POA) e Marcelly Malta (Igualdade/RS – Conselho Municipal de Direitos Humanos).
Das 13h às 16h - Tenda Saúde e Cultura Frida Kahlo – Acampamento da Juventude – Parque da Harmonia


27.01 (sexta-feira)
Dia da Visibilidade das Travestis
Das 12h às 14h -  
Ato na Esquina Democrática, Centro Histórico de Porto Alegre

Noite Cultural Igualdade
Shows com Ângela Leclerry (RJ), Renata Peron (SP) e Marina Garlen (RJ)
Performances de Arte Transformista e Gogo Boys
Entrega do Prêmio Igualdade de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos
Concurso Miss Igualdade 2012
21h - Tenda Saúde e Cultura Frida Kahlo – Acampamento da Juventude – Parque da Harmonia


29.01 (domingo)
Dia da Visibilidade das Travestis


Contato para informações:
MARCELLY MALTA – Presidenta da Igualdade RS
(51) 3029 7753 - aigualdaders@hotmail.com 









sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Semana especial LGBT no Porta Curtas tem filmes com temática trans

O projeto Porta Curtas da Petrobrás inicia o ano de 2012 com uma seleção especial de 6 filmes com a temática LGBT. Confiram a seguir os curtas que envolvem transexuais e travestis:


Fabricação Própria - A Desordem do Desejo
Refém do próprio corpo, Guta Silveira conta como driblou a natureza. Ou seria o destino? Um retrato da primeira transexual operada legalmente no Brasil. A carne é um peso difícil de carregar.

Ficha técnica completa no site Porta Curtas:


Máscara Negra
Gregório é apaixonado por uma mascarada de carnaval. Ele todos os anos vai atrás dela. Seus amigos tiram sarro, mas ele é um romântico convicto. Luisette é uma travesti em busca de carinho. Juntos eles passam uma noite de amor intenso. No dia seguinte, Gregório leva Luisette a um jogo de futebol beneficente com amigos vestidos de mulher. Conforme ela vai jogando bola, ele vai se apaixonando. Luisette o cativa pelo seu amor sincero.

Ficha técnica completa no site Porta Curtas:

O Vestido Dourado
Garoto sonha em comprar um vestido de dourado para se apresentar em um concurso de transformistas dublando canções de Maria Bethânia. Enquanto ajuda a mãe, que é costureira e compartilha seus sonhos com a amiga  travesti e cabeleireira. Participação especial de Rogéria.

Ficha técnica completa no site Porta Curtas:


Para acessar o site e ver os demais filmes desta seleção, clique em: